SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aprendendo com a Prática

Estou muito feliz e grata a Deus pelas experiências que Ele tem me proporcionado em meu trabalho. A semana passada estava trabalhando com um aluno, cadeirante, que não fala e só move um pouco as mãos e o pescoço. Estava tentando fazê-lo entender o som da letra B, através de figuras/palavras/letras. Após vários momentos de estudos queria saber se ele seria capaz de reconhecer o som estudado (B), Como ele não fala e seus movimentos são muito limitados, fiquei orando e pedindo a Deus ajuda,no sentido de descobrir uma maneira de saber se estava entendo; foi quando tive a ideia de colocar duas letras nas mãos e perguntar insistentemente para Ele, qual era a letra B de BOLA, B- de BOLO e das outras palavras estudadas. Meu aluno ficou por alguns segundos, me olhando e me ouvindo repetir por várias vezes a mesma pergunta, insisti e pedi que tocasse na letra B, (as vezes ele parece não entender o que falamos, ele tem 12 anos); lentamente ele moveu a mão e pegou na letra estudada, então mudei a posição da letra B e troquei a outra letra que tinha colocado com a letra B, para ver se realmente havia reconhecido. Ele novamente acertou, pegou na letra B. Amigos, fiquei muito feliz. Essa experiência me fez entender que precisamos procurar meios para alcançar nossos alunos, pois creio que todo mundo é capaz de aprender, no seu ritmo, no seu momento. O professor precisa conhecer o aluno e junto com ele descobrir, métodos e oportunidades de ensino/aprendizagem. Estou aprendendo todo dia. Esse aluno vivia segregado a sua casa e as instituições médicas, este ano é o primeiro ano de escolaridade dele (está em uma turma de 4º ano, devido a idade), ele está se socializando e interagindo satisfatoriamente na escola, todas as crianças o receberam com alegria. Trabalho muito com ele os jogos e atividades do Menino Curioso (Software de alfabetização, também utilizo atividades on line de alfabetização, pois, tenho um teclado de colmeia e consigo fazê-lo teclar com ajuda de um bastão que retirei de um brinquedo. Temos que está sempre procurando alternativas. Esse aluno demonstra também ter dificuldades de concentração e atenção, contudo, observamos progressos nestes aspectos quando contamos histórias nos lindos livros interativos que temos em nosso espaço, ele sorri e demonstra satisfação, através de gestos quando sorrindo tenta pegar no livro e folheá-lo. Cada pequeno avanço para nós é uma grande vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário