SEJA BEM VINDO(A)!

Espero que este blog possa abençoar a sua vida! Um grande abraço.

segunda-feira, 9 de março de 2015

ATIVIDADES PEDIDAS PARA ALUNOS COM DIFERENTES NEE-Necessidades Educativas Especiais

Prezados professores tenho lido muitas mensagens de alguns colegas me pedindo atividades específicas para alunos com determinada deficiência. Há alguns meses postei um texto falando sobre esse assunto neste mesmo blog. Amados colegas não se acha em lugar algum atividades elaboradas para as deficiências em si próprias. O professor necessita ter em mente que precisa elaborar atividades para o seu aluno específico, de acordo com suas necessidades cognitivas, de acordo com suas condições físicas, intelectuais e motoras, como se faz para qualquer pessoa. Pense no seu aluno como uma pessoa e não como um deficiente. Desta forma, faça atividades para ele(a), após observar seu potencial, necessidades, desejos. Se seu aluno está no 5º ano e não sabe ler, então o alfabetize como faria com qualquer criança, só adequando as atividades para suprir as necessidades do mesmo, por exemplo, se ele(a) apresenta problemas motor, você pode engrossar o lápis, usar figuras e letras em alto relevo e outros. Adeque sempre que for necessário as tarefas para que seu aluno consiga aprender. Se Ele(a) não consegue de um jeito, tente de outra forma, mas usando os métodos pedagógicos que conhece e que mais se adequa ao aluno(a). Não se angustie, e nem se desespere a prática e a convivência com o aluno é quem vai lhe dar segurança e lhe ensinar a elaborar novas atividades específicas para ele. Contudo, deixarei aqui algumas dicas: as atividades para os alunos com surdez, deverão ser visuais, todas bem ilustradas com figuras que representam a palavra escrita que a acompanha, aguce os sentidos restantes como olfato, paladar, tato e visão, elaborando atividades que explorem esses sentidos. Ex. figura, palavra ou frase ou texto, sinal de LIBRAS e a datilologia. Se seu aluno é cego, suas atividades terão que ser em alto relevo ou em Braille de acordo com o nível do aluno. Se seu aluno é autista ou TEA- Transtorno do Espectro Autista, faça as atividades de acordo com o nível de compreensão específica do aluno, de coordenação motora e outros, mas essas atividades são as mesma que fazemos para as outras crianças de acordo com o nível em que elas se encontram. Para as crianças com TEA (TGD) essas atividades deverão ser coloridas com figuras, bem coloridas e o mais concretas possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário